Lingotes de Chumbo

Lingote de Chumbo

 

O Chumbo (símbolo químico Pb) é um minério que se pode encontrar em muitas regiões do globo, associado a outros metais formando a galenite. Em Portugal encontram-se filões de galenite de riqueza variável em diversas regiões.

É um metal de cor cinzento-azulada e forte brilho metálico quando o corte é recente, já que após algum tempo de contacto com o ar este brilho desaparece e o chumbo torna-se cinzento baço.

É também um material muito macio e maleável, altamente resistente à corrosão, e tem baixo ponto de fusão (cerca de 330ºC) o que o torna ideal para diversas aplicações. O chumbo tem também uma densidade relativa de 11,37 e é portanto considerado um metal pesado.

Devido às suas propriedades, o chumbo liga-se facilmente com outros metais como por exemplo o estanho e o antimónio, dando origem ao chamado metal-tipo para o fabrico de carateres tipográficos; apenas com o antimónio, dando origem ao chumbo antimonioso; ou então apenas com o estanho, dando origem às soldas de estanho/chumbo.

Por ser um bom insonorizante devido à sua elevada capacidade de absorção de vibrações, o chumbo é também muito utilizado nos pilares das pontes, assim como na insonorização de habitações ou em tanques e tinas com ácidos.

Devido à sua elevada densidade, é também muito utilizado na náutica, por exemplo no lastro das embarcações, conferindo-lhes o equilíbrio e estabilidade indispensáveis à sua segurança; nas cordas que seguram as redes de pesca industrial, para que as mesmas permaneçam esticadas e permaneçam à profundidade necessária; ou mesmo como contrapeso nas boias, conferindo-lhes o equilíbrio necessário. Numa vertente mais lúdica, é também utilizado na pesca para fazer os lançamentos e segurar o isco evitando que o mesmo seja arrastado pela corrente, ou como lastro na pesca submarina de modo a que o caçador consiga mergulhar mesmo com o fato de protecção.

Outra das suas aplicações mais comuns é na indústria automóvel, em que o chumbo é utilizado no fabrico de baterias, na calibração e equilíbrio das rodas, ou até mesmo como contrapeso para conferir mais estabilidade e segurança aos veículos.

É também muito utilizado no revestimento de cabos elétricos e de telecomunicações, principalmente quando os mesmos se destinam a utilização subterrânea.

Para além de Chapas ou Rolos de Chumbo, fornecemos Chumbo em Lingotes ou Ânodos para diversas aplicações tais como o tratamento de superfícies, isolamento, protecção radiológica, diversas construção civil, indústria naval, e como componente de ligas metálicas para produção de soldas, materiais anti-fricção, metais de tipografia, ou em componentes electrónicos como fusíveis, acumuladores, baterias, etc…

Contacte-nos para mais informações!